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Resident Evil 4
Capa norte-americana do jogo para PlayStation 2.
DesenvolvedoraCapcom (GCN, PS2, Wii)
Ubisoft (PC)Capcom Production Studio 4
ProjetistaShinji Mikami (diretor)
Hiroyuki Kobayashi (produtor)
MotorUnreal Engine 2.5
Plataforma(s)GCNPS2WiiPC WindowsiPhone OSTC,Zeebo,Xbox 360 ePlaystation 3
Data(s) de lançamentoGameCube:
América do Norte 11 de janeiro de 2005
Japão 27 de janeiro de 2005
Europa 18 de março de 2005
PlayStation 2:
Coreia do Sul 14 de setembro de 2005
América do Norte 25 de outubro de 2005
Europa 4 de novembro de 2005
Austrália 11 de novembro de 2005
Japão 1 de dezembro de 2005
PC:
Coreia do Sul 14 de fevereiro de 2007
Austrália 1 de março de 2007
Europa 2 de março de 2007
América do Norte 15 de maio de 2007
Japão 7 de junho de 2007
Wii:
Japão 31 de maio de 2007
América do Norte 19 de junho de 2007
Europa 29 de junho de 2007
Austrália 5 de julho de 2007
Coreia do Sul 13 de julho de 2007
Mobile:
Japão 1 de janeiro de 2008
iPhone OS:
Japão Julho de 2009
América do Norte Julho de 2009
Zeebo:
Brasil 11 de agosto de 2009
Gênero(s)Ação-Aventura
Tiro em terceira pessoa
Survival Action
Survival Horror
Ficção Científica
Modos de jogoSingle player
Número de jogadores1
ClassificaçãoPermitido para maiores de 15 anos BBFC (Reino Unido)
Inadequado para menores de 17 anos i CERO (Japão)
Inadequado para menores de 18 anos i DJCTQ (Brasil)
Inadequado para menores de 17 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para maiores de 18 anos GRB (Coreia do Sul)
Inapropriado para jovens, somente para maiores de 18 anos KMRB (Coréia do Sul)
Inadequado para menores de 15 anos i OFLCA (Austrália)
Permitido para maiores de 18 anos OFLCN (Nova Zelândia)
Inadequado para menores de 18 anos i PEGI (Europa)
Inadequado para menores de 18 anos i USK (Alemanha)
Permitido para maiores de 18 anos ELSPA (Reino Unido)
Mídia1x DVD-ROM (PS2, PC)
2x GameCube Optical Disc (GCN)
1x Wii Optical Disc (Wii)
Requisitos mínimos•Sistema: Windows® 2000/XP(somente)
•Processador: 1 GHz Pentium® III ouAMD Athlon™ (ou superior)
•RAM: 256 MB (recomendado 512 MB)
•Placa de Vídeo: 128 MB DirectX® 9.0c-compliant AGP ou placa de gráficos PCI Express (256 ou superior para suporte de Gráficos de Alta Resolução)
•Placa de Som: DirectX 9.0c compliant (ou superior)
•Versão de DirectX: DirectX 9.0c ou superior (incluso no disco)
CD-ROM: 12x ou mais rápido
•Espaço em Disco: mínimo de 1.2 GB
•Periférico: Gamepad
•Placas de Vídeo suportadas no tempo de lançamento:
••Família NVIDIA® GeForce™ FX/6/7
••Família ATI® Radeon® 9200-9800/X
Portal Portal Games  • Página do projeto Projeto Games
Resident Evil 4 (バイオハザード 4, Baiohazādo Fō?, Biohazard 4) é um jogo eletrônico de survival horror e, diferentemente de seus antecessores, ação e aventura desenvolvido e lançado pela CapcomResident Evil 4 é o sexto jogo da série de survival horror Resident Evil. Foi lançado em 11 de Janeiro de 2005, nosEstados Unidos, originalmente como um jogo exclusivo para o console GameCube. Uma versão para PlayStation 2 foi lançada no dia 25 de Outubro de 2005, com adições de jogabilidade. Versões para PC e Wii também foram lançadas, em março e maio de 2007,[1] respectivamente, com uma versão para celular também anunciada no mesmo ano. Resident Evil 4 revolucionou a franquia da Capcom, com jogabilidade mais focada na ação mas sem se esquecer da essência da série, teve grande influência em outros jogos de vários gêneros, sendo considerado por algumas publicações um dos melhores jogos de survival horror.[2]

Índice

  [esconder

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História

Info Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
O jogo começa mostrando um pequeno resumo sobre os acontecimentos de antigos jogos da série, e uma novidade: é anunciada a falência da Umbrella Corporation; devido as ações de Chris RedfieldJill Valentine e Albert Wesker, fato relatado emUmbrella Chronicles. O protagonista de RE4 é Leon S. Kennedy, sobrevivente deRaccoon City, que agora trabalha como agente secreto para o governo americano. Leon deve investigar a suspeita de Ashley Graham, a filha do presidente, que foi sequestrada e aparentemente estar numa remota vila na Espanha. Leon é auxiliado por Ingrid Hunnigan, que lhe dá informações sobre o terreno. O principal antagonista é Osmund Saddler, líder do culto Los Illuminados e responsável por infectar os habitantes do vilarejo com a Las Plagas, que planeja fazer o mesmo com o resto do planeta. Para isso, conta com a ajuda de Ramon Salazar, responsável por liberar as Plagas; Bitores Mendez, o prefeito do vilarejo; e Jack Krauser, um ex-companheiro de Leon nos anos de treinamento para o governo, supostamente morto dois anos antes. Ainda são incluídos Luís Sera, um misterioso cientista que trabalhava para Salazar, e se apresenta a Leon como um policial de uma cidade vizinha; Ada Wong, antiga paquera de Leon que, agora trabalha para Wesker, tem como objetivo obter uma amostra do parasita La Plaga; e Albert Wesker, ex-capitão dos S.T.A.R.S. que planeja a reconstrução da Umbrella Corporation. Em 2004, as atividades ilegais da Umbrella dentro de Raccoon City vieram a público. Após uma investigação conduzida pelo governo, vários diretores da empresa são presos. O governo suspende indefinitivamente os negócios da Umbrella, causando sua falência. Leon deve, também, descobrir o que aconteceu ao outro agente enviado anteriormente para resgatá-la. Chegando ao vilarejo rural chamado Pueblo, ele encontra moradores hostis e fervorosamente religiosos, que são capazes de dar suas vidas pelos Los Iluminados. Durante a busca, Leon descobre que os moradores são responsáveis pela morte do agente desaparecido. Leon encontra Ashley e, em seguida, Luís Sera, contratado para investigar o parasita encontrado nas minas de escavação. No decorrer do jogo, diversas anotações de Luís são encontradas, revelando como os parasitas agem e como é possível eliminá-los. Foram feitas escavações em minas e, em uma delas, havia uma substância gasosa que, inevitavelmente, os mineradores inalaram. Pesquisas sobre a substância revelaram que o local onde ela mais se concentrava era sobre ovos petrificados, isso aparentemente. Os animais resultantes destes ovos foram nomeados de La Plaga (A Praga)que esta em RE5 como Cephalo.E Leon Kennedy, tem a missao de resgatar a filha do presidenteAshley que esta presa sobre os Ganados que não sao zumbis e sim humanos infectados. Com o decorrer da história, Leon descobre que não é uma missão apenas para salvar a filha do presidente do EUA, mas sim uma missão para salvar o mundo.
Resident Evil em ordem cronológica


Resident Evil Zero


RE Umbrella Chronicles: Train Derailment


Resident Evil


RE Umbrella Chronicles: Mansion Incident


Resident Evil 3 (Primeira metade)


Resident Evil 2


Resident Evil 3 (Segunda metade)


RE Umbrella Chronicles: Raccoon's Destruction


Resident Evil Code: Veronica


RE Umbrella Chronicles: Umbrella's End


Resident Evil 4


Resident Evil 5

Uma floresta na Espanha, similar àquela que envolve o pequeno vilarejo de Pueblo.
Os parasitas são capazes de controlar seus hospedeiros, mudando seu comportamento. À medida que as pragas crescem, elas desenvolvem nos hospedeiros transformações que os tornam verdadeiras monstruosidades. A La Plaga pode se desenvolver e dar ao hospedeiro uma forma mais bizarra do que a dos Ganados (os moradores do vilarejo). É o que aconteceu com os El Gigantes (Os Gigantes), homens resultantes de vários experimentos com as Plagas. Ao alcançarem a fase adulta, as La Plaga não necessitarão mais de hospedeiros; deste modo, as formas adultas depositaram ovos para a reprodução. Saddler havia explorado as propriedades dos parasitas, criando a seita Los Illuminados, enquanto os poderes delas lhe permitiram exercer total controle sobre as pessoas contaminadas. Através disso, Saddler formulou um plano: sequestrar a filha do presidente, infectá-la com a Plaga, e deixá-la ser resgatada para que o ovo eclodisse já em solo americano. Leon também havia sido infectado pela Plagas, para se tornar guarda-costas de Saddler quando o ovo germinasse. Ao encontrar Ashley, Leon vê pela primeira vez Saddler. Ashley será mais tarde capturada novamente. Leon irá, então, procurá-la, com a ajuda de Ada Wong e de Luís Sera enfrentando criaturas muitas vezes enormes, geradas a partir das experiências de Saddler. Leon encontra o prefeito da vila, Bitores Mendez, e o enfrenta. Sempre à procura de Ashley, e perseguido pelos aldeões, Leon chega a um castelo medieval, o qual é habitado pelo sádico Salazar. Guiado pela sua "sorte", Leon encontra uma profunda mina, onde encontra dois El Gigantes. Neste local vê-se indícios de que foram ali feitas as escavações que libertaram as Plagas. Adiante, o agente irá enfrentar outro subordinado de Saddler: Jack Krauser, geneticamente modificado pelas Plagas. Leon encontra Ashley presa a uma antiga estrutura em um complexo de laboratórios numa Ilha Gigante onde, provavelmente, ocorreram as investigações sobre as Plagas. Após cruzar o complexo, Leon chega a uma base militar, agora sob o controle dos Illuminados. Onde pôde, finalmente, retirar a Plaga que havia no corpo de Ashley e no dele mesmo. Em seguida, elimina Saddler, com a ajuda de Ada. Com Ashley a salvo e Saddler morto, Leon conclui sua missão, levando a jovem de volta aos EUA.
Info Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo (spoilers).
Jogabilidade
A mecânica de jogo de Resident Evil 4 foi completamente reformulada para incorporar a utilização de armas em ritmo acelerado, controles rápidos e tiroteios envolvendo multidões de inimigos. Apesar de continuar com o estilo de câmera em terceira pessoa, em Resident Evil 4 adotou-se uma câmera de "perseguição" atrás de Leon. Ao usar a mira de suas armas a câmera se desloca para cima do ombro direito do personagem imitando seu campo de visão e, ao mesmo tempo, limitando-o de forma a adicionar maior clima de terror nos combates. Isto, combinado com um número considerável de itens de cura e munição, resulta em uma experiência totalmente diferente dos outros jogos da série Resident Evil. Os títulos anteriores focavam mais na exploração e conservação de munição; com a nova jogabilidade, os jogadores vão concluir o jogo com mais de 700 inimigos mortos facilmente.
Os principais inimigos são os humanos parasiticamente controlados, chamados de Ganados (em espanhol, "o gado" ou "o povo"). Notavelmente mais inteligentes e rápidos que os zumbis dos jogos anteriores, os Ganados podem se esquivar, manejar armas, agir coletivamente e se comunicar uns com os outros. Antes simples fazendeiros, estes Ganados são um produto da infestação das Las Plagas, que são poderosos parasitas controladores mentais.
A inclusão da mira a laser dá aos jogadores uma quantidade imprecedente de controle em seus ataques. Os jogos anteriores da série RE somente permitiam mirar para cima, para baixo, ou num ângulo "médio"; RE4 expande isto consideravelmente, e os inimigos respondem diferentemente dependendo das áreas atingidas. Por exemplo, um tiro no pé pode deixar o inimigo cambaleando por alguns segundos, enquanto que um tiro no braço pode fazer o inimigo soltar o que estiver segurando.
Em diversos casos, os tiros deixam os oponentes vulneráveis a ataques corpo-a-corpo, os quais frequentemente levam outros inimigos ao redor para o chão. Isto permite aos jogadores acostumados utilizar sua munição de forma mais eficiente, uma característica impossível nos jogos anteriores. Adicionalmente, a munição é mais abundante do que nos outros jogos, primariamente porque os inimigos deixam cair munições após serem mortos. As armas também podem ser compradas e continuamente melhoradas peloMerchant, usando a moeda do jogo, a peseta. Este novo personagem também vende remédios e compra jóias encontradas no decorrer da aventura, além das armas que você não quiser mais.
O gerenciamento de itens também passou por uma mudança significativa. Enquanto os lançamentos anteriores restringiam o personagem a portar um número limitadíssimo de itens, RE4 baseia o número de itens que o jogador pode carregar em um sistema de grade, no qual cada item ocupa o espaço de alguns quadrados na grade. A capacidade pode ser expandida ao comprar uma mala (sim, uma mala) maior. Em adição, chaves agora são mantidas separadamente das armas e suprimentos, permitindo ao jogador adquirir-las sem perder itens já conseguidos. Os clássicos baús foram extintos em RE4. As ervas de cura permanecem, e uma novidade é a amarela. As ervas vermelha e amarela não funcionam se não combinadas com a verde. Estas podem ser combinadas de duas em duas ou utilizadas todas juntas.
Outro novo aspecto de RE4 é a inclusão de controles sensitivos ao contexto. Baseado na situação, o jogador pode interagir com aspectos do ambiente: jogar uma escada para baixo (impedindo que os inimigos subam), pular por uma janela, ou se esquivar de um ataque. Como mencionado anteriormente, o jogador pode fazer um ataque corpo-a-corpo contra inimigos enquanto eles estão atordoados ou ajoelhados.
Também há vídeos dinâmicos, no qual o jogador deve apertar os botões indicados na tela para executar ações, como desviar de uma pedra rolante ou lutar contra um inimigo para permanecer vivo. Estes são frequentemente incorporados às diversas batalhas contra chefes do jogo, onde o jogador deve evitar ataques (ou situações) que o matariam de uma só vez. A versão para Wii expandiu ligeiramente este conceito ao incluir a agitação rápida do Wii Remote como possível ação sensível ao contexto. O jogo também possui um botão exclusivo para a faca, no qual o jogador pode utilizá-la junto às armas de fogo.
O jogo apresenta um ar mais cinematográfico com o uso de letterbox. Tempos de carregamento são muito curtos, diferentemente dos antigos REs, onde se mover entre áreas exigiam uma tela de carregamento relativamente longa. Em RE4, o jogo carrega apenas áreas com portas de escritura "colsed" em verde. Uma área pode consistir desde grandes construções até uma enorme instalação militar. As portas podem ser abertas silenciosamente, ao apertar o botão de ação apenas uma vez, ou bruscamente, ao apertar tres vezes outros botões. Geralmente, abrí-las bruscamente atordoa os inimigos que estejam, do outro lado e próximos à porta. O jogo também se encontra dividido em fases, como método de marcar pontos utilizado pela Capcom, servindo também como um Save Point extra.
Personagens
  • Leon Scott Kennedy: jogável em todos os capítulos e no mini-game The Mercenaries.
  • Ashley Graham: jogável no capítulo 3-4 e acompanha Leon nos capítulos 2-1, 2-2, 2-3, 3-1, 4-1, 5-2, 5-4 e no capítulo final.
  • Ada Wong: jogável nos mini-games Separate Ways, Assignment Ada e The Mercenaries.
  • Merchant: aparece em quase todos os capítulos e vende acessórios e armas para Leon e Ada.
  • Jack Krauser: jogável no mini-game The Mercenaries.
  • Ramon Salazar: aparece nos capítulos 3-1, 3-2, 3-3, 3-4, 4-1, 4-2, 4-3 e 4-4.
  • Luis Sera: ajuda Leon no capítulo 2-2 e morre no capítulo 3-3.
  • Ganados: aparecem nos capítulos 1-1, 1-2, 1-3, 2-1, 2-2, 2-3, 4-2, 4-3 e nos mini-game Separate Ways e The Mercenaries.
  • Dr. Salvador (Ganado da moto-serra): aparece nos capítulos 1-1, 1-3, 4-2, 4-3 e no mini-game Separate Ways.
  • Bellas Sisters (Ganadas da moto-serra): aparecem no capítulo 2-3 e nos mini-games Separate Ways e The Mercenaries.
  • Zealots (Ganados monges): aparecem nos capítulos 2-2, 3-1, 3-2, 3-3, 3-4, 4-1, 4-4 e nos mini-games Separate Ways e The Mercenaries.
  • Soldiers (Ganados soldados): aparecem nos capítulos 5-1, 5-2, 5-3, 5-4 e nos mini-games Separate Ways, Assignment Ada e The Mercenaries.
  • JJ (Ganado soldado com metralhadora giratória): aparece nos capítulos 5-1, 5-4 e nos minigames Separate Ways, Assignment Ada e The Mercenaries.
  • Regenerator (ganado capaz de se regenerar): aparece nos capítulos 5-1, 5-2 e 5-4.
  • Iron Maiden (Regenerator com espinhos): aparece nos capítulos 5-1 e 5-2.
  • Super Dr. Salvador (Dr. Salvador maior e com duas lâminas na moto-serra): aparece na fase Waterworld no mini-game The Mercenaries.
  • Garradores (Ganados com olhos costurados e grandes garras afiadas): aparecem nos capítulos 3-1, 3-3, 4-1 e nos minigames Separate Ways e The Mercenaries.
  • Novistadores (insetos): aparecem nos capítulos 3-2, 4-1 e 4-2.
  • Colmillos (lobos): aparecem nos capítulos 2-1 e 3-2.
  • El Gigante (Ganado Gigante): aparece nos capítulos 2-1, 2-3, 4-2 e no minigame Separate Ways.

[editar]Desenvolvimento

Oficialmente anunciado em 2001, Resident Evil 4 passou por um longo período de desenvolvimento, no qual três versões propostas para o jogo foram descartadas pelos desenvolvedores antes do produto final ser lançado, em 2005.[3]

Leon em confronto com um grupo de Ganados. Ao contrário de lançamentos anteriores da série, Resident Evil 4 posiciona a câmara constantemente por trás e por cima do ombro do protagonista. A mira laser permite ao jogador disparar em zonas chave dos inimigos, como as pernas ou as mãos.
Uma primeira tentativa para desenvolver Resident Evil 4 foi feita de 1998 à 2000[4] para oPlayStation 2, após a finalização de Resident Evil 2, sob a direção de Hideki Kamiya e "Team Little Devil". Os primeiros trabalhos de pesquisa e desenvolvimento incluíram uma viagem à Espanha para examinar vários castelos, como base para o ambiente do jogo. Entretanto, no estágio de protótipo, o jogo foi considerado como um abandono muito grande da fórmula de Resident Evil e do gênero survival horror.[5] Ao invés de abandonar completamente este projeto, o enredo foi mudado e o jogo eventualmente se tornou Devil May Cry em 2001.[6]
O desenvolvimento de Resident Evil 4 começou oficialmente em 2001 para o GameCubecomo parte de um acordo de exclusividade entre Capcom e Nintendo. A primeira versão proposta, apelidada de Fog Version, foi revelada no Tokyo Game Show em 2002 e tinha Hiroshi Shibata, o designer de cenários de Resident Evil 3, ligado ao projeto. A premissa desta versão mostrada Leon infiltrando o quartel general da Umbrella na Europa, sendo infectado pelo Progenitor Virus e lutando contra criaturas parecidas com névoa.
Uma das áreas mais notáveis mostradas nesta versão era um dirigível;[7] entretanto, a Capcom parou o segundo beta para Resident Evil 4 quietamente e criou uma nova versão sem qualquer pronunciamento externo. Após a Fog Version veio a Hooked Man Version.[8] Primeiramente mostrada na E3 em 2003,[3]esta versão era situada em uma mansão mal-assombrada e tinha Leon lutando com o que pareciam ser inimigos paranormais, como armaduras mediavais e bonecas vivas.
O inimigo mais notável nesta versão era o já mencionado Hooked Man, que seria um inimigo recorrente no jogo, semelhante ao papel de Nemesis.[9] O jogo apresentou numerosos elementos que foram levados para o lançamento final:
  • A perspectiva acima do ombro quando a arma de Leon é empunhada. Entretanto, no vídeo, há certas vezes em que Leon mira sem a câmera acima do ombro. O jogo reverte para uma visão em terceira pessoa como um jogo tradicional de Resident Evil.[3]
  • Uma mira infra-vermelha para Leon para atingir os inimigos mais precisamente.
  • A lanterna adicionada ao design de personagem de Leon.[3]
  • Uma armadura medieval subitamente atacando Leon quando ele tenta passar por ela, assim como a combinação de botões para esquivar-se deste e de outros ataques.
  • A habilidade de jogar granadas.
  • O conceito de utilizar o botão L para empunhar outro tipo de arma. Na versão Beta, a arma era uma granada; no produto final, a arma foi trocada para uma faca.
  • A característica de 'luta' onde o jogador tem que se soltar de agarrões dos inimigos.
  • O indicador de life de Leon. Na Beta, ele brilha quando Leon está machucado, mas no produto final os desenvolvedores decidiram adicionar um HUD para mostrar mais informações.
Esta versão foi reportadamente tão assustadora que Shinji Mikami avisou os jogadores com uma citação famosa "não mijem nas calças" antes da exibição do trailer inicial na E3. A imagem de jogabilidade desta versão foi apresentada no Biohazard 4 Secret DVD, lançado no Japão. Esta versão foi abandonada após a reação do público, que a considerou muito sobrenatural para caber no enredo de Resident Evil.[3]
A proposta final antes do produto ser finalizado, chamada Zombie, mostrava, como o nome diz, zumbis como inimigos novamente. Pouco é conhecido sobre esta versão já que ela nunca foi mostrada publicamente.[8] Ela foi descartada uma vez que Shinji Mikami assumiu a direção e começou a trabalhar na versão final.[3] Na última versão Beta, novamente, várias coisas foram modificadas durante o desenvolvimento, como por exemplo, o sistema de inventário para uma pasta anexada.
Versões

GameCube

Exclusividade

Em janeiro de 2001, Capcom anunciou que a série principal de Resident Evil se tornaria exclusiva para o Nintendo GameCube com três novos jogos: um remake do Resident Evil original, um prequel intitulado Resident Evil 0 e Resident Evil 4. Capcom havia anteriormente proposto uma versão de Resident Evil 4 para PlayStation 2, mas a ideia foi reformada para Devil May Cry
Como resultado de grandes perdas ocorridas em 2002, a companhia mais tarde confirmou que nem todos os jogos da série Resident Evil eram na verdade exclusivos ao console, com a exceção de Resident Evil 4Shinji Mikami, em uma entrevista com uma revista japonesa, clamou que ele "cortaria sua própria cabeça" se Resident Evil 4 saísse para outra plataforma.[10]
Após o anúncio da política de exclusividade, Capcom ainda anunciou dois títulos da série para PlayStation 2; Gun Survivor 4 (Resident Evil: Dead Aim) e Outbreak. Capcom comentou que aqueles jogos eram histórias paralelas e não sujeitas a política do GameCube, com a adição de que os jogos também precisavam do uso de periféricos adicionais (uma arma de luz e suporte online) que não estavam disponíveis para o GameCube. Em 31 de outubro de 2004, Capcom oficialmente anunciou que Resident Evil 4 sairia para PlayStation 2 com gráficos mais simples e menos detalhados no fim de 2005, citando aumento nos lucros, mudança nas condições de mercado, e aumento na satisfação dos consumidores como razões principais[11] (isto, e que Capcom ficou igualmente satisfeita com as vendas de Resident Evil Outbreak). Resident Evil (remake) e Resident Evil Zero permanecerão como exclusivos do GameCube.
Em 1 de fevereiro de 2006, capcom anunciou que eles publicariam o jogo para PC.[12] Em 4 de abril de 2007, uma versão para Wii foi revelada como estando em produção, e foi lançada mais tarde no mesmo ano. O jogo possui todos os extras na versão PS2, junto a outras adições, incluindo um trailer para Resident Evil: Umbrella Chronicles. O material extra, gráficos melhorados, e o uso do Wii Remote foram aclamados pelos críticos. Uma análise o chamou de a versão definitiva do jogo.[13]
Apesar do fato de Resident Evil 4 mais tarde ter aparecido em outras plataformas, a versão de GameCube vendeu mais de 500.000 unidades somente nos Estados Unidos, recebeu diversos prêmios de Jogo do Ano, atingiu o status de Player's Choice, e está agora disponível em um custo reduzido de U$49,99 para U$19,99.[14]
Atualmente ficou disponível para o PS3 (PSN) e para o XBOX 360 (Xbox Live) o download de uma versão em HD de Resident Evil 4. Com uma resolução gráfica altamente melhorada, essa versão possui os mesmos materiais extras oferecidos no Playstation 2 e no console Wii.
Diferenças regionais
A versão de GameCube de Resident Evil 4 teve leves modificações em cada lançamento regional desde o inicial. A versão norte-americana foi a primeira e original a ser lançada, seguida pouco tempo depois pela versão japonesa. Estas duas versões, segundo notícias, são idênticas na maior parte dos aspectos (excluindo localização), com a única diferença sendo a animação envolvendo decapitação ser censurada e removida da versão japonesa. Isto aconteceu presumidamente devido ao fato de Resident Evil 4 ser o primeiro jogo da série (não incluindo relançamentos e versões) a ser classificada pela Computer Entertainment Rating Organization, que fez objeção as representações de decapitações do jogo. Quando Leon é morto por um ganado empunhando uma serra-elétrica, a serra é retirada antes de machucar a cabeça dele. No Japão, o mini-jogo Assignment: Ada foi intitulado Ada the Spy.
As versões PAL do jogo passaram por diversas mudanças na versão norte-americana. Estas mudanças incluem um novo nível fácil e aumento de poder de fogo em algumas armas. Em adição, a velocidade listada para atirar com rifles foi modificada para refletir a velocidade real de tiro no jogo mais corretamente.
Em termos do conteúdo violento, todas as versões de região PAL são idênticas a norte-americana. A exceção é a versão alemã, que não possui os mini-games Mercenaries e Assignment: Ada. Já que todas as versões PAL incluem múltiplas localizações, o jogo vendido nos Países Baixos é idêntico a versão britânica. Somente a língua do manual é diferente em cada país. As versões suíça eaustriaca, entretanto, possuem toda a violência original do jogo normal e também os mini-jogos que foram removidos da versão alemã, enquanto mandam com um encarte em alemão.
PlayStation 2
Uma versão para PlayStation 2 de Resident Evil 4 foi lançada nos Estados Unidos em 25 de outubro de 2005. Diversos críticos comentaram que os gráficos desta versão eram inferiores àqueles do GameCube, entretanto alguns acharam que os conteúdos exclusivos compensaram estes desfalques.[15]
Adicionalmente, quase todas os vídeos do GameCube foram convertidos em arquivos de filme FMV a fim de manter uma melhor qualidade no lower-spec do PS2. Em outras palavras, o personagem do jogador aparecerá (no modelo de polígonos mais definidos do GameCube) utilizando sua vestimenta regular, não importando quais acessórios ou roupas foram escolhidas. A jogabilidade balanceando o presente na versão PAL do GameCube se aplica também a versão do PlayStation 2 (apesar do lançamento norte-americano não conter o nível "Easy"). Vozes e efeitos sonoros fora dos vídeos haviam sido reduzidos devido ao limite de RAM de áudio.
Um segundo controle em forma de serra elétrica em edição especial também foi feito para a versão do PlayStation 2. Em cuja corda toma o papel do botão "Start". O controle foi desenhado para PS2 e PC, e portanto vem com um adaptador controle PS2 para USB, o que significa que também pode ser utilizado no PlayStation 3.

[editar]Conteúdo exclusivo

A Capcom adicionou extras especificamente para o PlayStation 2, mais tarde adicionado nas versões para PC e Wii.
  • Separate Ways: um mini-jogo em cinco capítulos que gira em torno do envolvimento de Ada Wong em Resident Evil 4 e sua conexão com Albert Wesker. Durante o mini-jogo, o jogador pode usar uma Shotgun e uma Bowgun com flechas explosivas, ambas as armas são exclusivas. A versão japonesa do título do mini-jogo é The Another Order. Uma vez terminado Separate Ways você destrava a roupa de gângster de Leon e a armadura de Ashley, que é à prova de balas e tão pesada que impede que os inimigos carreguem-na. Os filmes do mine-game Separate Ways ficam disponíveis no Movie Browser. A arma Chicago Typewriter ficará disponível para venda no jogo normal por 1000000 de pesetas. Você poderá checar também o Ada's Report,uma série de documentos que explica alguns dos mistérios ocultos durante o jogo.
  • Ada's Report: um documentário em cinco partes que analisa a relação de Ada Wong com Wesker e seu papel na trama. Jogadores desbloquearão porções do documentário enquanto progredirem através do mini-jogo Separate Ways.
  • Novas roupas: uma que apresenta Leon como um mafioso dos anos 20, e coloca Ashley em uma armadura medieval indestrutível. A Chicago Typewriter que utiliza um tambor, em oposição às típicas caixas de munição,e a outra roupa é um modelo parecido com a de Leon em Resident Evil 2 e a única diferença é a cor(do RE2 a roupa é azul e em RE4 ela por sua vez,é cinza) e Ashley fica com uma calça branca e uma camiseta branca com um nó um pouco abaixo de seus seios, e Ada também possuí uma roupa secreta,uma delas é uma estilo militar e a outra é um biquíni somente.
  • P.R.L. 412 (Plaga Removal Laser 412): uma arma laser que pode ser usada para atordoar ou matar um inimigo. Desbloqueado ao concluir a aventura principal na dificuldade "Professional". Com um toque ela "dispara" um clarão que cega os inimigos temporariamente, com uma descarga concentrada cria um raio de luz que pode instantaneamente matar qualquer inimigo pego no raio. Na versão do Wii, a arma dispara um raio em todos os objetos atingíveis na tela, incluindo inimigos e janelas.
  • Movie Browser: reúne os vídeos e que permite ao jogador vê-los na ordem em que quiser, tanto do Separate Ways quanto do próprio jogo, destravado após o jogador vencer cada jogo respectivamente.
  • Modo "Amateur": uma opção de dificuldade mais fácil, vem apenas na versão japonesa, versão européia e PC. Nesse modo, o jogador já começa o jogo com a escopeta em sua posse.
  • Um modo anamórfico de Widescreen em 16:9, para TVs widescreen.
  • Música
A trilha sonora original de Resident Evil 4 foi composta pelos músicos da Capcom Misao Senbongi e Shusaku Uchiyama,[16] que também trabalharam na trilha-sonora da nova versão do Resident Evil original.[17] Foi lançada como um álbum duplo no Japão em 22 de dezembro de 2005 pelo selo Suleputer, com número de catálogo CPCA-10126~7.[16]
Recepção
Análises
PublicaçãoPontuação
Allgame5/5 estrelas[18]
Edge9/10[19]
EGMA+[20]
GameSpot9.6[21]
Compilação de múltiplas análises
Metacritic96 (baseado em 427 votos)[22]
Game Rankings96% (baseado em 106 votos)[23]
Resident Evil 4 foi um sucesso comercial, vendendo mais de 6.610.000 cópias no mundo todo até 22 de abril de 2010, tendo a versão para GameCube vendido 1.690 milhões, a versão para PlayStation 2 3.300 milhões, e para Wii 1,720 milhões.[24] Também recebeu significativa aclamação da crítica, diversos prêmios de várias organizações e análises estelares de várias páginas sobre jogos eletrônicos na internet.[25]
A versão para Nintendo GameCube foi lançada nos Estados Unidos em 11 de janeiro de2005 com vendas excedendo 320.000 cópias nos primeiros 20 dias. O lançamento europeu em 18 de março refletiu este sucesso, vendendo sua unidade completa de 200.000 cópias no primeiro mês.
Foi bem recebido pela maior parte da crítica, mencionado como "um jogo da próxima geração, agora" devido aos seus gráficos (a versão do GameCube sendo mais elogiada do que a do PS2) e sendo considerado por alguns especialistas como o melhor jogo doGameCube e do PlayStation 2 até o momento.[carece de fontes] Mesmo assim, ocorreram alguns erros em seu desenvolvimento, como, por exemplo, o falso wide-screen presente no jogo, que limitava a visão do jogador, mas não melhorava a qualidade da imagem. Houve também reclamações sobre a alta dificuldade do jogo para iniciantes.
Outro alvo de queixas é Ashley Graham, a garota que é salva durante o jogo. Segundo jogadores, a I.A. da personagem é péssima e ela atrapalha vez ou outra na aventura.
Ainda assim, é considerado um jogo que define o expoente máximo da capacidade de processamento gráfico do console GameCube. Os efeitos de nevoeiro e outras áreas totalmente em 3 dimensões possuem tamanha renderização que se aproxima de modo grotesco de cenários pré-renderizados como acontece no remake de Resident Evil para o GameCube.

Mods e Downloads






Resident Evil 4 (Bentley Bros)







Resident Evil 4: Detonado!



Capítulo 1-1

Assim que assumir controle de Leon, siga em frente até a casa (se
você matar os corvos, conseguirá algum dinheiro extra). Siga pela
esquerda para encontrar um item dentro de uma caixa, e entre na casa.
Após a cena, mate o ganado e explore a casa para encontrar munição.
Salte pela janela do segundo andar e mate os ganados, seguindo depois
pelo caminho à esquerda. Entre nas casas para pegar itens, mate os
ganados que aparecerem pelo caminho até encontrar um cachorro preso
em uma armadilha de urso. Salve-o (caso não salve o cachorro, a
batalha contra El Gigante torna-se mais difícil) e continue pela
trilha, atravessando a ponte e chegando à vila, sempre tomando
cuidado com as armadilhas espalhadas, atirando para desarmá-las.
Passando pela porta, você verá uma cena e poderá usar seu binóculo
para observar os moradores da vila. Caso você entre pelo meio da
vila, todos os ganados começarão a te caçar, entaum, tome o caminho
da esquerda, por trás das casas. Siga em frente até encontrar uma
"ganada", de costas para Leon. Acabe com ela, a partir daí todos os
outros ganados saberão de sua presença e virão atrás de você. Uma das
casas próximas tem uma janela. Pule por ela, pegando os itens dentro
da casa e saindo pela porta. Siga imediatamente para a casa a sua
esquerda e veja a cena.
Após a cena, coloque a estante na frente da janela onde os ganados
estão batendo, pegue os itens deste andar e suba as escadas. Pegue a
Shotgun, a granada no armário e a munição na cama. Comece a matar os
ganados, tomando cuidado com o Dr. Salvador e derrubando as escadas
sempre que possível. Depois de algum tempo, o sino da igreja irá
tocar dando fim à batalha. Aproveite que a vila está deserta para
explorar as outras casas pegando mais itens, e depois siga pela
trilha à esquerda e pela porta.
Esta área está cheia de itens, então mate os ganados para poder
explorar a área com mais calma. Há uma porta grande que ainda não
pode ser aberta, você voltará até ela mais tarde com Ashley, portanto
marque bem este lugar. Siga para a direita desta porta, encontrando
outra.
Siga em frente, e uma animação vai surgir, com os ganados empurrando
uma pedra em direção a Leon. Faça as seqüências indicadas na tela até
chegar o final da descida. Passe pelo túnel e na área seguinte,
cuidado com os ganados portando dinamites e entre na casa ao fundo,
chutando ou atirando no cadeado que trava a porta. Lá dentro, explore
a casa até encontrar uma sala bloqueada por uma estante. Empurre-a e
cheque o armário ao fundo.


// Capítulo 1-2

Após a cena, execute a combinação que aparece na tela e siga para a
saída da casa. Você vai ver o mercador acenando pela janela. Saia da
casa e siga para a esquerda, encontrando o mercador pela primeira
vez. Antes de seguir pela porta dupla, se preferir, vá até a abertura
na parede e mate alguns ganados com o rifle (facilita se você também
tiver comprado o scope), porém sempre acertando os tiros na cabeça,
caso contrário eles ativarão o alarme. Isso facilitará a exploração
da área a seguir.
Quando você tiver limpado a área um pouco, siga pela porta. Siga pelo
caminho elevado à direita, passando pelas barricadas e encontrando um
baú, com a primeira metade da placa. Volte à entrada e siga pela
esquerda, entrando na casa e subindo as escadas, encontrando mais um
baú e a segunda metade da placa. Saia da casa e explore a área. Use
as duas metades da placa na porta no final e siga em frente. Se
quiser, volte ao mercador e venda o rifle de volta para ele, pois ele
não será necessário por um longo tempo e ocupa muito espaço no inventário.
Você sairá de frente para outra porta dupla e é exatamente por lá que
deve seguir. Matando os ganados, passe pela outra porta e depois
salte pela janela no final. Muito cuidado com os ganados que atiram
dinamite, mate um deles primeiro para acabar com todos os outros.
Prossiga pela porta atrás das barricadas, a esquerda, tomando cuidado
com as armadilhas colocadas no chão. A esquerda há uma janela com
tábuas bloqueando a entrada e uma Elegant Mask, que deve ser vendida
para o mercador. Siga pela porta enferrujada, chegando a uma área com
duas escadas. Descendo, você encontrará alguns itens, além de peixes
que recuperam sua energia. Subindo, você sairá dos esgotos.
Siga em frente no caminho e entre na casa. Você encontrará uma porta
dourada com um enigma bem simples, onde você deve formar o símbolo
dos Los Illuminados. Gire a redoma para cima e depois para a esquerda
para abrir a porta. No quarto, explore o armário para conseguir algum
dinheiro e depois pegue a chave na caixa. Saia pela outra porta.


// Capítulo 1-3

*Caso queria ver uma cena extra, volte pela porta por onde veio.
Desça as escadas e explore a área, saindo pela porta logo depois.
Alguns ganados e um Dr. Salvador virão em sua direção. Fique de
frente para a porta matando todos que a abrirem e você deve matá-los
sem problema. Seguindo o caminho, você chegará de volta à vila do
início do jogo. Siga para a porta com o símbolo vermelho e abra com a
chave recém-obtida. Siga para o final da sala e desça pelo buraco.
Seguindo pela caverna, você encontrará o mercador e a porta por onde
deve seguir. Siga pelo cemitério, chegando a igreja, que está
trancada por enquanto. Há direita da igreja há dois caminhos, um leva
a um enigma muito simples porém aleatório, que lhe dará uma Green
Catseye. Você deve seguir pelo outro, matando os ganados na ponte,
seguindo sempre em frente. Passando pela área cheia de corvos, ignore
a porta à direita (há apenas um mercador lá, entre caso necessário) e
siga pela porta a sua frente. A área a seguir tem muitos ganados mas
você não deve encontrar muita dificuldade em atravessá-la, chegando a
uma espécie de pântano. Prossiga sempre em frente, tomando cuidado
com os ganados e com as armadilhas colocadas em vários lugares.
Descendo pelo caminho, os ganados lançarão outra pedra em você.
Desvie e siga em frente, chegando a uma bifurcação. Seguindo em
frente, você verá uma cena. A direita, há duas cabanas com itens e
uma canoa. Caso você demore algum tempo no píer, Del Lago aparecerá e
te engolirá de uma só vez, então, entre na canoa assim que chegar lá.
Agora, você enfrentará Del Lago. Mate-o com os arpões e aperte o
botão de ação sem parar para que Leon corte a corda presa em seu pé.
Após o fim da batalha, assista a cena.


// Capítulo 2-1

Saia da casa e siga pelo caminho a direita, matando os ganados
(cuidado com os tiros na cabeça a partir de agora, pois as Plagas
começam a aparecer) e seguindo pelo caminho, chegando a uma corda e
descendo por ela.
Seguindo em frente, derrube a caixa para que você possa atravessar
para o outro lado. A área atrás da queda d'água ainda é inacessível,
então atire nas duas outras caixas, atravessando por elas e chegando
a uma área com uma torre no final. Suba por ela e ative a alavanca.
Agora siga pela caverna, matando os ganados que aparecem. Lá dentro,
você encontrará a Round Insignia no portal, que se abrirá assim que
você pegá-la. Siga em frente chegando a outro píer. Pegando a canoa,
você chegará à área com o mercador, ignorada no capítulo passado.
Compre armas pesadas com o mercador, pois você está prestes a
enfrentar o El Gigante. Saia pela porta e siga para a esquerda.
Chegando na área a seguir, assista as cenas e aprecie a má sorte dos
ganados. Caso você não tenha salvo o cachorro no início do jogo, a
batalha contra este chefe se tornará mais difícil, pois o cão distrai
o Gigante, para que você possa dar alguns tiros nele. De qualquer
forma, mate o chefe e continue seguindo seu caminho de volta à
igreja. Antes de chegar lá, alguns Colmillos cruzarão seu caminho,
cuidado com eles. Ao chegar na igreja, use a Round Insignia para
destrancar a porta.
Dentro da igreja, suba pela escada à esquerda. Lá em cima, salte no
lustre, espere que ele se aproxime da outra borda salte para o outro
lado (caso salte na hora errada, você cairá no andar de baixo, tendo
que repetir o processo). Você aterrissará próximo a um terminal com
mais um enigma. Desta vez, você deve acertar a posição dos holofotes
de modo que, quando combinados, formem a mesma imagem do modelo. Para
fazer isso. Gire o holofote vermelho uma vez, o verde três vezes e o
azul uma vez, apertando em combine ao final, e ganhando acesso à
porta onde Ashley está presa. Após a cena com ela, prossiga para a
porta de entrada da igreja para mais um vídeo.


// Capítulo 2-2

Ao sair da igreja, muitos ganados estarão no cemitério esperando para
te matar. Use a carroça com os explosivos para matar a maioria deles
e siga em frente, passando pela caverna e em direção à vila. Chegando
até lá, siga em direção à porta grande que Leon não podia abrir no
capítulo 1-1, subindo pela escada dentro da cabana, tomando cuidado
com as armadilhas de urso espalhadas por todo o caminho.
Chegando na porta, Ashley subirá nos ombros de Leon e abrirá a porta
para você. É o fim deste curto capítulo.


// Capítulo 2-3

Passando pelo mercador e seguindo em frente, você ativará algumas
cenas e será levado para dentro de uma cabana com Luis para batalhar
um exército de ganados. Empurre as estantes em frente de todas as
janelas e aproveite o tempo em que os inimigos estarão derrubando os
móveis para coletar os itens no primeiro e segundo andares. Luis é
imortal, então use isso em sua vantagem e fique num canto ou na
escada, deixando que ele sofra dano e ajude a matar os ganados.
Depois de um tempo de batalha, Luis o chamará para o segundo andar, e
a batalha ficará mais difícil, com ganados vindo por todos os lados.
Após algum tempo, os sinos da igreja tocarão e todo os ganados
deixarão o local como no começo do jogo.
Colete todos os itens deixados pelos ganados mortos e siga para o
local onde o mercador está parado. Há dois portões fechados e uma
alavanca no meio deles. Você deve escolher um dos dois caminhos para
prosseguir, e ambos saem no mesmo lugar. A rota da esquerda te leva
por um caminho cheio de ganados, a da direita te leva de encontro ao
El Gigante. De qualquer forma, aqui está a melhor maneira de se
atravessar ambos.

- Caminho El Gigante
Há uma maneira de passar por aqui sem sofrer um arranhão do Gigante.
Assim que El Gigante fizer sua entrada, Ashley apontará uma pedra um
pouco mais acima. Atire na plataforma que a prende e ela cairá em
cima do El Gigante e o prenderá por algum tempo, suficiente para que
você siga para a porta e chute as correntes até que a porta possa ser
aberta, seguindo até o final do caminho.
Caso decida por matá-lo, use a mesma estratégia usada anteriormente,
mas tome cuidado pois o Gigante tende a agarrar Ashley e esmagá-la ou
jogá-la no chão. Caso ele faça isso, atire rapidamente na mão dele
com a arma mais forte que tiver para que ele a solte, e recupere sua
energia o mais rápido possível.

- Caminho Ganados
Após ver a cena, espere que os ganados se aproximem um pouco mais e
atire na carroça, matando vários ganados de uma vez. O ideal é deixar
Ashley dentro de uma das duas lixeiras e batalhar por este caminho
sozinho. Após isso, continue seguindo em frente, suba as escadas e
você verá um espaço no meio das plataformas para onde pode descer.
Chute uma das escadas para facilitar sua vida mais tarde, sempre
tomando muito cuidado com os ganados que não param de aparecer pelas
plataformas e desça. Isso vai atrair mais ganados e as Bella Sisters.
Suba pela outra escada e a derrube lá embaixo. Assim você terá uma
relativa vantagem, pois a maioria dos inimigos estarão lá embaixo e
você poderá acabar com eles à distância. Ao acabar com as Bella
Sisters, uma delas deixará um Rubi e outra deixará a Camp Key. Pegue
a chave, desça e abra a porta trancada.
Mais ganados virão atrás de você. Você pode tentar acabar com eles na
mesma área, porém o ideal é voltar, levantar uma escada e subir,
esperando que todos os ganados venham atrás de você. Uma granada
explosiva ou incendiária faz bem o trabalho por aqui.
Após acabar com todos os ganados, volte para buscar Ashley e siga
pela porta trancada, até o final da trilha.

Você chegará numa área com um mercador à direita, uma casa com alguns
itens na sua frente, além de um grande portão trancado (marque bem
este lugar, pois você voltará para cá logo) e um caminho a esquerda.
Siga por ele e pegue um dos elevadores. Durante sua descida, alguns
ganados virão nas outras plataformas atirando armas ou pulando dentro
da sua e tentando derrubá-la. A maioria deles morre com apenas um
tiro, então você não deve ter muito trabalho.
Chegando ao final, desça as escadas e siga pelas cavernas até o fim,
matando os ganados e obtendo o Yellow Catseye. Termine de descer as
escadas, passando pelo mercador e seguindo pela trilha, pela porta.
Após o vídeos com Bitores, aperte a seqüência de botões que aparece
na tela e prosseguindo para a batalha contra ele. Há muitos itens
espalhados pelo cenário, então faça bom uso deles contra esse chefe
que é relativamente fácil de se matar em sua primeira forma, mas as
coisas dificultam um pouco na segunda mutação. Após a batalha, pegue
o dinheiro e o item False Eye deixados pelo chefe, saindo pela
abertura na parede. Juntamente com Ashley, volte a porta trancada e
utilize o olho falso para abrir o portão. Seguindo pela trilha, você
verá alguns ganados e logo depois um caminhão virá em sua direção.
Use o rifle para acertar o motorista ou a TMP para atirar no motor
até que o caminhão exploda e saia da pista. Assim que passar pelo
caminhão caído, mais ganados virão atrás de você e de Ashley.
Ignore-os e continue rapidamente pelo caminho, até chegar a um
castelo, ativando uma cena.


// Capítulo 3-1

Há um mercador e alguns itens na área a direita. Depois de coletar
tudo e falar com o mercador, siga pela escada a esquerda. Seguindo em
frente, após a cena, mate os dois monges e ordene para que Ashley te
espere, pois ela pode morrer facilmente aqui. Suba as escadas e siga
até o outro lado, tomando cuidado com as catapultas que lançam bolas
de fogo. A esquerda há uma escada e uma sala com um canhão, um local
seguro das bolas de fogo. Seguindo em frente, você poderá ver um dos
monges controlando uma catapulta se mirar para cima. Acabe com ele
(na maioria das vezes, há um barril explosivo próximo às catapultas,
use sempre o rifle) e siga pela escada, tomando cuidado com os monges
que surgem do nada e vão atrás de Ashley. Ao final da escada é o
local perfeito para acabar com a maioria das catapultas do local. Se
quiser, mate também o ganado que carrega a foice, dentro do abrigo à
direita. Após acabar com todas as catapultas, use a alavanca próxima
ao abrigo à esquerda, revelando o canhão, e atire-o para explodir o
portão do outro lado. Junto com Ashley, siga por ele e depois pela
porta vermelha.
Neste local, pegue a Platinum Sword na parede e suba as escadas,
acabando com os monges. Ao terminar a subida, alguns monges tentarão
te emboscar. Acabe com todos eles e pegue a Gold Sword, a esquerda da
escada e coloque a Platinum Sword em seu lugar. Desça as escadas
novamente e encaixe a Gold Sword na parede, e depois seguindo pela
porta revelada no andar de cima.
Após a cena com Luis, siga pela porta a sua frente, já que a entrada
do castelo à direita está trancada. Na sala a direita há alguns
monges, acabe com ele e depois entre na sala à esquerda, pegando a
Castle Gate Key dentro do baú e vários monges entrarão na sala para
te atacar. Volte para a entrada do castelo e abra a porta com a chave
obtida.
Após a cena com Salazar, suba as escadas e siga pela porta a direita.
A porta logo ao seu lado está trancada, então siga até encontrar o
caminho bloqueado por labaredas de fogo. Pegue a chave no quadro e
volte para a porta trancada. Deixe Ashley para trás e entre na sala.
Vá para a cela e tente se aproximas da alavanca, liberando o
Garrador. Após matá-lo, acione a alavanca para apagar as labaredas
que impediam o caminho, seguindo por ali.
Vá matando os monges pelo caminho até chegar a uma grande sala com
tapetes vermelhos. Apesar da sala estar cheia de itens espalhados,
ela também está cheia de monges, que virão de todos os lados. Seja
rápido e siga para o final da área, descendo a escada e entrando na
salinha no final. Aqui é bem mais fácil de lutar, pois os inimigos
estarão vindo todos de uma única direção. Vá matando um a um até que
o massacre termine. Deixe Ashley sobre um dos botões no chão e vá
para cima do outro. Uma alavanca aparecerá no salão. Vá até lá e faça
com que Ashley a gire, enquanto você cuida dos monges que aparecerão.
Suba pela escada e você verá que a porta do outro lado é inacessível.
Em ambos os lados, há alavancas e você deve fazer com que Ashley vá
até lá. Ajude Ashley a subir e proteja-a, além de se defender dos
monges que aparecem para te atacar. Uma vez que Ashley ativar as duas
plataformas, ela virá para a beirada e você deverá buscá-la. Depois,
siga para a porta no final.
Neste hall, há um mercador e um treino de tiro, além de itens
espalhados. Siga pelo caminho no final e veja a animação.


// Capítulo 3-2

Após a cena de Ashley, siga pela porta que leva aos esgotos. Seguindo
pelos corredores, você começa a encontrar os Novistadores. Desça a
escada e suba pelo outro lado, chegando à prisão, pegando itens
dentro das celas. O caminho a sua frente está cheio de água, então
siga pela esquerda até o final e usando a manivela para drenar a água
e liberá-lo. Continue seguindo em frente, mas tome cuidado com o
Novistador que tenta fazer uma emboscada.
Chegando na área com os machados, use as sombras no chão como guia e
passe pelas armadilhas, seguindo pela porta no outro lado. Você
estará de volta no hall onde há um mercador e o treino de tiro, só
que desta vez no andar de cima, e há um culto dos Los Illuminados
aconecendo lá embaixo. Ao pular lá embaixo, todos irão fugir, então o
ideal é matá-los de cima, mirando primeiramente no de roupa vermelha,
pois ele deixa uma jóia muito valiosa quando morre. Seja lá o que
prefira fazer, pule no lustre e chegue ao outro lado, pegando a
Elegant Mask e um dispositivo que abrirá o caminho com uma porta e um
mercador.
Siga em frente pelas salas, chegando a um local onde você será
atacado por monges e um monge de roupa vermelha, que você deve matar
para conseguir uma chave. Pule pela janela a esquerda e depois siga
pela porta. Suba e, já no segundo andar, vá para onde o monge está.
Ele passará a fugir de você, e você deve perseguí-lo, matando os
inimigos pelo caminho. Persiga o monge até que ele esteja na
metralhadora, atirando sem parar. Aproxime-se da metralhadora e tente
chegar por trás do monge, já que ele é lento em virar a arma,
atirando sempre com a Shotgun. Ao morrer, ele deixará a Gallery Key.
Agora, você deve voltar ao andar de cima, abrindo a porta próxima do
local onde o monge apareceu pela primeira vez. Nesta sala há uma jóia
no olho do cervo e um enigma, onde deve-se fazer com que seis mortes
sejam vistas nos quadros. Aperte os botões: 2 - 1 - 4 - 3 - Ok para
solucionar e abra a porta que foi revelada.
Após a cena você será atacado por uma grande quantidade de monges,
use os itens escondidos nos vasos caso seja necessário e acabe com
todos os monges no primeiro e segundo andares. Cuidado com os monges
com Rocket Launchers que aparecerão atrás do quadro do outro lado da
sala. Após a batalha, aperte o botão próximo ao quadro no segundo
andar e depois siga para a porta no lado oposto. O segundo botão está
escondido debaixo de um vaso. Volte para a sala anterior, tomando
cuidado com os monges de Rocket Launcher e pegando o Goat Ornament no
baú do centro da sala. Depois, siga pela porta ao lado do primeiro botão.
Siga em frente e depois pela porta a esquerda, passando pela fonte e
por uma porta que Leon não pode abrir sozinho (marque bem este local,
você voltará aqui logo). Depois da porta, você estará no labirinto de
Salazar. Ignore a porta a sua direita, pois as peças para
destrancá-la estão no labirinto, além de alguns colmillos e muitos
itens, como mostrado no mapa abaixo.


Com as duas peças, volte à porta trancada, combine os dois pedaços e
abra a porta. Assista a cena.


// Capítulo 3-3

Fale com o mercador se quiser e siga pela porta no final da sala. Na
sala de jantar, há uma porta bloqueada. Siga pela direita, toque o
sino e atire no copo de vinho para liberar a passagem. Ao se
aproximar do baú, uma jaula te prenderá e você terá que lutar contra
um garrador e alguns ganados. Acabando com eles, colete os itens e
siga pela porta. Nesta área, mate todos os inimigos e use a alavanca
lá embaixo, fazendo subir uma ponte e dando acesso ao outro lado.
Antes de abrir a porta, siga pelo caminho da esquerda, coletando os
itens dentro da vitrine (incluindo uma Rocket Launcher). Volte e,
depois da porta, encontre um mercador. Siga pela porta a esquerda e
assista a cena.


// Capítulo 3-4

Há itens espalhados pela sala. Após coletá-los, liberte Ashley usando
o rifle, tomando muito cuidado para não atingi-la. Então, ela será
atacada por vários inimigos. Proteja-o da primeira onda de ataques.
Após a curta animação, mais alguns monges aparecerão, incluindo um de
roupa vermelha. Mate ele primeiro e depois cuide dos outros, pois ele
carrega uma chave e outros monges não pararão de vir enquanto o de
roupa vermelho estiver vivo. Após isso, Ashley abrirá a porta e você
passará a controlá-la.
Apesar de Ashley não portar armas, você pode usar lampiões espalhados
pelo cenário para incendiar os monges que tentarem te atacar. Siga
pela porta, encontrando um ganado. Passe por baixo da mesa e utilize
a alavanca, levantando as grades e liberando o caminho. Siga em
frente e utilize as outras duas alavancas abrindo mais uma passagem.
Seguindo em frente, ignore a primeira porta, pois ainda não há nada a
fazer ali e siga pela porta no final do corredor.
Aqui, você deve apertar uma série de botões para abrir as passagens e
chegar ao outro lado. O primeiro deles está logo à esquerda. Passe
pelo caminho aberto, pegue o Stone Tablet na lareira e aperte ao
botão próximo. Volte e empurre o armário perto da porta por onde você
veio e encontre mais um botão, finalmente liberando o caminho até a
porta no final. Siga até o final do corredor, encontrando mais um
enigma, um quebra-cabeças onde você deve formar a figura. Numerando
as peças desta forma:

1 2 3
4 5 6
7 8 9


Faça a seguinte seqüência: 6 - 3 - 2 - 5 - 4 - 7 - 8 - 9 - 6 - 5 - 2
- 1 - 4 - 7 - 8 - 5 - 6 - 9. Caso erre, saia da sala e volte,
resetando o enigma. Após formada a figura, encaixe o Stone Tablet
para abrir o caminho e pegue o Salazar Family Insignia e o Serpent
Ornament na sala. As armaduras irão ganhar vida e passarão a te
perseguir. Escape delas e volte para a porta que foi ignorada antes,
usando a Insignia no centro da sala e retornando para Leon.


// Capítulo 4-1

Lembra-se da sala que Leon não conseguia abrir sozinho, próximo a
fonte no caminho para o labirinto? Se você voltar lá com Ashley, você
conseguirá uma Broken Butterfly e vários itens.
A partir da sala do início do capítulo, siga pela porta dupla no
fundo. À esquerda há um carrinho e logo em frente há uma plataforma
que te levará para o outro lado da área cheia de lava. Siga por ela
e, dentro da sala, os monges estarão comandando dragões de aço que
cospem fogo. Para acabar com eles, mate o ganado controlando a
máquina. A cada dragão morto um baú com um item será revelado, e ao
matar o último deles, você obterá o Lion Ornament. Volte e siga pelo
carrinho junto com Ashley.
Você estará de volta ao local onde encontrou Salazar pela primeira
vez. Use os 3 Ornaments no painel para abrir a parede e entre pela
porta no final. Se quiser, há itens subindo as escadas do lado
direito. Pegue o carrinho e passe pela porta grande.
Siga pela porta dourada à esquerda. Resolva o enigma simples,
colocando as duas estátuas sobre dois botões, Ashley em mais um e
Leon no último, abrindo uma passagem secreta. Após a cena, Salazar
ativará uma armadilha e você deve destruir a tiros as quatro luzes
vermelhas no teto, antes de ser esmagado. Depois, siga pela passagem
aberta. Seguindo em frente, mais uma armadilha. Desta vez você deve
matar os monges controlando o carro para impeder Ashley de ser
esmagada. Nesta sala, você encontrará muitos itens e o Queen's Grail
dentro do baú. Volte à sala central e desta vez, vá pela direita.
Siga pelo corredor, desviando dos ataques das armaduras e pegando o
King's Grail na sala no final. As armaduras tomarão vida e você deve
acabar com elas para poder sair da sala. Após matá-las, volte à sala
central e use o caminho do meio. Mate os monges e use o Queen's Grail
na estátua da rainha, localizada no lado esquerdo da porta, e o
King's Grail no rei, do lado direito. Siga em frente e depois pela
porta no fim do corridor.
Você estará numa área com um grande ninho de Novistadores no alto.
Caso tenha bastante munição, atire até derrubá-lo, revelando várias
jóias que podem ser vendidas para o mercador. Continue andando e,
após a cena, use a alavanca no final da sala e attire nas correntes
segurando a ponte, para poder seguir em frente.
Passando pelo corredor com o mercador, você chegará a uma área
externa onde alguns monges usarão catapultas contra você. Somente
corra em frente até o outro lado e suba a escada do lado esquerdo.
Circunde a torre e tome cuidado com as catapultas, que agora passarão
a atirar na porta por onde você deve entrar. Espere que as explosões
acabem para passar. Para fazer com que as engrenagens do relógio
voltem a funcionar, você deve quebrar as tábuas que impedem seu
funcionamento. Duas já podem ser vistas mesmo antes de subir, atire
nelas com a handgun e suba duas escadas até o último nível,
encontrando e destruindo a terceira. Ainda neste nível, use a
alavanca para fazer com que o mecanismo volte a funcionar. Desça até
não poder mais, matando os monges pelo caminho e siga pela porta.
Você voltará para a área externa da torre.
Você sera atacado por vários monges, que virão em duas ondas. Após
acabar com todos eles, coletando qualquer item que eles tenham
deixado, siga pela porta no final da ponte. Nesta área há alguns
monges e dois garradores, acabe com eles e siga pela porta no final.
Após a cena com Salazar, colete os itens espalhados pelo lugar e
converse com o mercador, se necessário. Suba as escadas e você
encontrará algumas salas, com um elevador desativado na primeira
delas, direita e com alguns itens espalhados. Fique atento pois
muitas vezes você precisará desviar de ataques pelo caminho, até
chegar à porta no final. Neste local, use o painel no fundo para
ativar o elevador e volte para a porta por onde entrou apertando o
botão. O guarda-costas de Salazar, Verdugo, aparecerá e você deve
enfrentá-lo. O método mais rápido é usar a Rocket Launcher, para
obter a jóia deixada por ele. Caso contrário, fuja e use o elevador
assim que ele chegar.


// Capítulo 4-2

Na sala com o mercador e mais um treino de tiro, siga pela porta,
chegando à mina. Siga em frente, mate os ganados e use a alavanca do
lado esquerdo, próximo à pedra bloqueando a passagem. O carrinho vai
descer mas irá parar na metade. Você agora deve acionar o dispositivo
que está no outro lado da sala, subindo as rampas atrás de você. Após
ativar o dispositivo, mais alguns ganados e um Dr. Salvador chegarão
na sala, acabe com eles e use a primeira alavanca novamente, trazendo
o carrinho ao chão. Pegue o dinamite dentro dele e use na pedra para
que você possa passar. Entre na sala e pegue os itens nos barris. Ao
seguir em frente, você deverá enfrentar os Los Dos Gigantes.
Para acabar rapidamente com um deles, corra até o andaime de um lado
da sala e use o mecanismo para chegar do outro lado da sala. Ative a
alavanca quando um dos Gigantes estiver parado no centro da sala para
que o chão se abra e ele caia na lava. Tome cuidado, pois enquanto o
chão estiver aberto, o Gigante ainda pode te puxar junto com ele para
a lava. Acabe com o outro como fez com El Gigante, e abra a saída da
sala.
Esta caverna está cheia de Novistadores, então equipe a Shotgun e
tenha muito cuidado, pois eles tendem a atacar em grupos e te cercar.
Siga pelo caminho, subindo e entrando rapidamente na caverna a sua
frente, apertando o botão no final e acendendo a primeira luz. Saia
da caverna e continue o caminho, passando por uma porta trancada. No
lado oposto desta porta está a segunda caverna e o segundo botão.
Aperte-o, acendendo a segunda luz e liberando a porta. Use o mapa
para localizar as cavernas, caso necessário. Corra, pressione o botão
e entre. Não se preocupe, os Novistadores não perseguirão nesta sala,
mas você terá que se preocupar com as pedras que caem do teto e
tentam te esmagar.
Na verdade esta parte é bem fácil, simplesmente passe correndo assim
que elas descerem. Não passe pela seqüência de três pedras sem usar a
alavanca na parede, parando a segunda e podendo passar
tranqüilamente. Pegue a Royal Insígnia no final do caminho e suba com
o elevador.


// Capítulo 4-3

Neste local, fale com o mercador e siga em frente. Há muitos itens
espalhados por esta área, além de alguns ganados. Passando pela
fogueira, siga pelas ruínas no final, usando a alavanca e descendo
para as catacumbas.
Você chegará a um lugar com alguns ganados e armadilhas de urso. Você
também ouvirá um Dr. Salvador por perto, mas não se preocupe com ele
ainda. A porta no final está trancada, e há um caminho no lado oposto
levando a um item valioso, o Staff of Royalty. Agora você deve matar
os dois Dr. Salvador, na área a esquerda, com a escada. Após matar os
dois, suba e pegue a chave no centro da sala. Logo depois, mais
alguns ganados entrarão na sala. Mantenha-se na parte de cima e acabe
com todos eles, descendo e usando a chave recém-obtida na porta.
Nesta sala, você terá que impedir o teto de te esmagar novamente,
atirando nas quatro luzes vermelhas no teto. Cuidado com as plagas
que também estão nesta sala e tentarão te atrapalhar. Continue
seguindo em frente até chegar ao carrinho. Entre nele e atire na
alavanca do seu lado, para ativá-lo. Durante seu caminho, vários
ganados entrarão no carrinho tentando te atacar. Acabe com eles e o
carrinho chegará num bloqueio, e um Dr. Salvador saltará. Acabe com
ele para poder seguir seu caminho, atirando em mais uma alavanca. A
partir de agora, você deverá desviar ou atirar nas tábuas bloqueando
o caminho, ou irá perder muita energia se for atingido. Mais um Dr.
Salvador saltará no carro, e após acabar com ele, o passeio chegará
ao fim e você deverá pressionar os botões indicados rapidamente para
não cair no abismo.
De volta ao controle de Leon, pegue a Stone of Sacrifice e vá para a
escada no final do caminho, voltando à área onde se iniciou o
capítulo. Volte e use o Stone of Sacrifice na porta com o desenho de
um leão próxima da fogueira. Use o elevador.


// Capítulo 4-4

Siga em frente, passando pela máquina de escrever e chegando na
estátua gigante de Salazar. Tente ir até a porta no final e um monge
aparecerá, ativando uma alavanca que afundará duas plataformas no seu
caminho e ligará a mão esquerda da estátua. Volte, suba pela escada e
pule na mão. Quando ela subir para o segundo nível, pule na
plataforma, mate os ganados e ative a alavanca, fazendo a primeira
plataforma reaparecer. Volte para a mão, salte para a plataforma no
centro e ative o mecanismo, fazendo com que a mão direita volte a
funcionar. Suba por ela e pule no primeiro nível, descendo pela
escada e ativando a segunda plataforma. Agora você pode seguir para a
porta no final, não sem antes ser atacado pelo Salazar gigante.
Aperte a combinação que aparece na tela e atire no cadeado, abrindo a
porta e continuando sua fuga. Após a fuga, siga pela porta e veja a
cena com Salazar.

Agora você deverá perseguir Salazar até o topo da torre. Suba pelas
escadas tomando cuidado com os barris que serão lançados contra você,
atire neles para não ser atingido. Continue subindo até chegar a uma
área com várias tábuas, subindo pela escada. Você chegará no local de
onde o monge está lançando os barris, e mais monges invadirão a área
pelo térreo. Atire alguns barris para acabar com os inimigos subindo
as escadas. Vá até o elevador e derrube as caixas, ative o botão para
subir. Quando chegar ao final da subida, saia do elevador e siga pelo
caminho pelo lado de fora da torre, chegando ao pequeno elevador e
usando-o para chegar ao topo.
Neste mercador, compre as armas mais poderosas, se puder, compre uma
Rocket Launcher.. Passe pela porta para enfrentar um dos inimigos
mais difíceis do game, Ramon Salazar. Na área em que você o enfrenta
há muitos itens espalhados, colete-os pois eles serão úteis durante
sua batalha. Siga pela porta no local onde estava o chefe e siga em
frente, chegando num mercador. Continue pelo caminho até chegar nas
docas, vendo a cena com Ada e trocando de disco.


// Capítulo 5-1

Siga em frente pelas pedras e depois pelo caminho à direita. Chegando
à instalação militar, destrua a luz de vigilância antes de pular
sobre o abismo, caso contrário, você será localizado e terá que
enfrentar muitos inimigos. Mais a frente, você verá uma cena de
Ashley sendo levada por um portal. Siga até lá, tomando cuidado com o
J.J. e os ganados que aparecem e ative o botão na parede próxima,
ativando um raio laser. Para abrir essa porta, você deve fazer com
que o raio laser atinja o sensor do outro lado da porta, usando os
dois espelhos localizados em cima das construções. Vá até o primeiro
espelho e direcione seu raio para onde está o segundo espelho. Faça o
mesmo com o segundo, direcionando-o no sensor e abrindo a porta.
Seguindo pelo portal, esteja preparado para escapar da pedra que
alguns inimigos podem atirar contra você. Continue seguindo até
chegar a uma escada. Lá em cima, siga em frente, pegando os itens na
construção à direita e depois seguindo pelo caminho. Na caverna a
esquerda você encontra alguns itens, depois de pegá-los, siga até o
final, encontrando um mercador. Tome cuidado com a grande quantidade
de inimigos desta área e siga pela porta.
Chegando na cozinha, continue seguindo em frente, pegando os itens
pelo caminho. Fique atento, pois um ganado em chamas tentará te
atacar. Vá pela porta no final e você será atacado por um ganado
portando um machado. Acabe com ele e desça, pegando a Red Stone of
Faith. Volte pelo corredor e use a porta à esquerda, vendo a cena com
Ashley.
Continue pelos corredores e você encontrará o mercador e mais uma
área de treino de tiro. Continue em frente e você chegará numa porta
que é controlada pelos ganados. A porta se fechará assim que você se
aproximar, e só será aberta novamente quando se afastar. Você deve
matar todos os ganados que aparecerem, até que a porta se abra e se
mantenha aberta. Cuidado com o ganado escondido e continue em frente.
Neste local, suba as escadas e, na bifurcação, repare na placa que
indica a sala de operações à esquerda, é por lá que você deve
seguir.Dentro da sala, há duas portas trancadas. Use o painel ao lado
de uma delas e resolva o enigma, que consiste em fazer com que as
setas coloridas cheguem de um lado a outro. A solução é a seguinte:

Blue - Green - Green - Red - Red - Red


Com a porta aberta, colete o Freezer Key Card próximo ao corpo. Ao
sair, você encontrará o primeiro Regenerator. Você ainda não tem
meios de matá-lo, então fuja como puder e volte para a bifurcação,
indo pela direita e entrando no refrigerador. Lá dentro, siga
diretamente para a pequena sala à direita e use a máquina, pegando o
Waste Disposal Keycard e desligando a máquina no final. Volte e vá
para a segunda salinha à direita, pegando o Infra red Scope, que te
possibilitará matar os Regenerators a partir de agora.
Ao tentar sair, um Regenerator tomará vida e a porta da sala será
trancada. Mate o monstro ou fuja até que a porta destranque. Saia e
siga pelo corredor à direita, usando o Waste Disposal Keycard para
abrir a porta.
Use o painel e opere a garra, usando-a para jogar os ganados pela
rampa de lixo. Você só pode usá-la três vezes, então tente eliminar
os arqueiros primeiro. Desça e siga para a próxima area, pegando os
itens e continuando. Neste corredor você verá Ashley presa numa cela
com dois guardas ao lado. Mate os dois mas você ainda não poderá
salvá-la, pois a cela está trancada. Então volte e siga pela outra
porta no corredor. Por aqui você chegará a uma espécie de escritório
e depois a um laboratório. Continue em frente e você encontrará um
Iron Maiden com a chave grudada em seu corpo. Após acabar com ele,
você consegue o Storage Área Key Card, necessário para libertar
Ashley. Antes de voltar, siga pela porta do outro lado do vidro e
siga até o final, subindo pelo elevador. Você encontrará dinheiro,
munições e um mercador. Depois, volte e liberte Ashley.


// Capítulo 5-2

Você agora deve voltar ao local da rampa de lixo. No caminho até lá,
você enfrentará emboscadas e inimigos. Ao chegar na sala indicada, os
dois pularão automaticamente, chegando a um local com um Iron Maiden
ainda desativado. Assim que você puxar a alavanca, liberando o
caminho, ele se levantará. O ideal é mandar Ashley se esconder no
contêiner e usar as alavancas para prendê-lo, atirando nas plagas
para acabar com ele. Para facilitar, use o barril explosivo para
destruir a plaga que ele carrega nas costas.
Novamente com Ashley, empurre o contêiner na água formando uma ponte
e você encontrará mais um Iron. Use o mesmo método com as grades para
acabar com ele e depois siga até o final, pela porta. Mate os
inimigos no corredor com os escombros e chegue até a área com a bola
de demolição, que deve ser usada para destruir os escombros impedindo
a porta. Os controles estão na salinha no final. Faça com que Ashley
use os mecanismos, batendo três vezes, enquanto você cuida dos
inimigos que tentarão atacá-los. Após a liberação da porta, siga por ela.
Neste corredor, use a alavanca e mate o Regenerator que aparece.
Continue seguindo em frente e no corredor à esquerda, aperte o botão.
Continue pelo corridor e mande Ashley por baixo da porta semi-aberta.
Na porta da direita você encontra um mercador, se precisar falar com
ele. Depois, faça com que Ashley use uma alavanca e você a outra,
ativando-as quando a luz do meio estiver acesa.
Surpreendentemente, Ashley sabe dirigir uma empilhadeira, e você
deverá defendê-la dos inimigos. Por duas vezes, um caminhão virá em
sua direção. Acabe com ele usando a Shotgun, até que a empilhadeira
parará no elevador. Há uma alavanca no nível superior que você deve
ativar para continuar a viagem, mas fique atento pois vários ganados
tentarão atacar Ashley enquanto você estiver lá em cima. Com o
elevador ativado, você terá mais um passeio de empilhadeira, até que
Ashley entre pela parede de um prédio e você volte ao jogo normal.
Na próxima sala há um mercador, e na seguinte, veja a cena com Saddler.


// Capítulo 5-3

Siga pelas escadas até chegar à sala das caldeiras, uma área com
muitos ganados. Há munição na plataforma à esquerda. Depois de
pegá-la, siga pela porta. Continue em frente e alcance a area
externa, usando o elevador à direita. Aqui você enfrentará Krauser
pela primeira vez, uma das melhores batalhas do game. Aperte os
botões indicados até o fim da cena.
Desça e siga pela porta à direita até a área dos lasers. Aperte as
seqüência indicadas e abra a porta, chegando na sala de Saddler. Use
o elevador atrás do trono de Saddler para descer, chegando às
cavernas. Siga em frente sem parar até ver a cena e iniciar a batalha
contra o U3. Atire nele até que ele suba para o teto do contêiner.
Agora, você deve atirar as luzes verdes, liberando a passagem e
usando os painéis para passar de um contêiner a outro. Fique atento,
pois o monstro continuará te atacando mesmo do teto, e você deverá
desviar de seus ataques. Após o fim da primeira parte, você
enfrentará o monstro novamente, desta vez em sua segunda mutação.
Após acabar com ele, siga pela única porta aqui.
Siga em frente e pelas escadas, até chegar à uma área externa. Atire
no latão para acabar com a maioria dos ganados de uma só vez. Desça e
pule pelo buraco dentro de uma das cabanas, subindo pelo outro lado e
pela porta. Aqui você enfrentará Krauser mais uma vez, que usará todo
tipo de ataque, desde facadas até tiros e granadas.
Atire nele até que um portão se abra. Continue seguindo em frentee
nesta area, Krauser sempre tentará te esfaquear. Atire até que ele
suma e continue em frente. À esquerda das escadas está o portão que
será aberto com as 3 peças. Como você ainda não as tem, continue em
frente, acabando com ele mais uma vez. Você será atacado por robôs
que explodem ao te ver. Continue seguindo e suba pelas escadas à
esquerda, encontrando o primeiro pedaço, Piece of Holy Beast,
Panther. Agora, Krauser deverá ser atacado mais uma vez.
Para sair desta área, coloque a estátua em cima do painel no chão,
revelando uma alavanca que abrirá a passagem. Volte para a construção
onde os robôs apareceram pela primeira vez e você encontrará a
segunda alavanca ali perto. Siga em frente, sempre destruindo os
robôs até chegar a mais uma construção, que será trancada assim que
você entrar. Suba até o topo e pegue o Piece os Holy Beast, Eagle. È
hora da batalha final contra Krauser.
Após acabar com ele, pegue o último pedaço, Serpent, e fuja da torre
antes da explosão, descendo a escada. No final do caminho, use os 3
pedaços no portal e siga em frente.


// Capítulo 5-4

Passando pela máquina de escrever, você chegará à zona de guerra, e
um helicóptero virá te ajudar. Você estará sob fogo pesado dos
inimigos, então se esconda sempre que possível para não ser atingido,
e toda vez que o piloto lhe comunicar pelo rádio, se esconda em algum
lugar, pois ele está prestes a lançar um míssel.
Siga em frente, desça as escadas e atravesse o portão. Passe pela
trincheira e suba as escadas, entrando na torre e ativando o botão ao
lado da porta para abri-la. Continue correndo, tomando cuidado com o
J.J. que aparecerá. Suba as escadas e vá para o outro lado, apertando
o botão e passando pela porta aberta.
Nesta área há 3 metralhadoras. Fuja rapidamente para a trincheira à
esquerda e suba, matando os ganados controlando as metralhadoras com
o rifle. Continue pelo caminho e use o primeiro botão, a direita da
porta. Suba pelo outro lado, usando o segundo botão e saia pela porta
revelada.
Suba pelas escadas e veja a cena. Entre pela porta e desça a escada,
vendo a cena com Ada. Vá pela mesma porta que Ada seguiu e depois
entre na próxima, chegando à prisão. Você deverá enfrentar mãos um
Regenerator antes de subir pelo lado das escadas e seguir seu caminho.
Você chegará a uma área com alguns ganados e um J.J. Corra para a
barricada em sua frente e suba as escadas. Entre na sala e ative a
máquina, revelando um cartão em outro local. Volte e suba a escada,
matando os ganados e pegando o Emergency Lock Card Key com um deles.
Use o cartão no leitor à esquerda e você agora deverá ativar dois
botões. Um deles é o mesmo usado para revelar o cartão, e o segundo
está na sala anterior a esta.
Desça para o nível do solo e vá por trás das construções, descendo as
esacadas e usando a porta dupla no final. Após a cena, pegue os itens
e fale com o mercador, fortificando todas as suas armas para a
batalha final. Siga pelo caminho da esquerda e depois até o final do
corredor. Você estará de volta no local do encontro com Saddler, com
alguns itens que devem ser coletados. Volte ao corredor anterior e
use a porta do outro lado, vendo a cena.


// Capítulo 6-1 - Final

Suba pelas escadas e saia. Você chegará a uma área com um mercador.
Após fazer o necessário, dando upgrade em todas suas armas, desça e
veja a cena. A partir daqui, a batalha com Saddler começará. Fuja
sempre que necessário pela plataformas dos lados, tomando cuidado com
o momento em que elas se abrem para não cair. Use os mecanismos
localizados nas pontas da plataforma em sua vantagem, lançando vigas
de metal no monstro e sempre atirando no olho com suas armas mais
poderosas. Quando Saddler se abaixar, revelando o olho maior, use o
mesmo esquema de El Gigante, esfaqueando o olho, causando algum dano.
Após algum tempo, Ada lançará uma Rocket Launcher no chão. Use-a para
acabar definitivamente com Saddler.
Após as cenas, colete o dinheiro deixado por Saddler e volte pelo
elevador, seguindo até o final da caverna em frente e encontrando o
Jet Sky. Acelere apertando o direcional para frente e desvie das
pedras que caem em seu caminho, chegando até o final da caverna e
cumprindo sua missão.


     

Xat

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